Sem título

09

Sexta-Feira

Maio

2025


Estiva Gerbi

 

Cidades e Países | Serviços | Portal Livros | Parceiros |

 


asqm.png

carrosa.png

denguea.png

elasv.png

mambientea.png

paisesp.png

portalp.png

receitasa.png

 

 

Assim que esta

Nossas Agências espalhadas pelo mundo

 

BRASIL - BR

22-12-2024

Novos prefeitos terão como desafio garantir creche para 600 mil crianças que aguardam vaga

Novo PNE em discussão na Câmara volta a colocar como meta acesso a pelo menos 50% das crianças de zero a três anos a creche

 

BRASÍLIA|Thays Martins, do R7, em Brasília

 

 

 


Mais de 600 mil crianças esperam por uma vaga em crechePedro Ventura/Agência Brasília

 

Este ano é a segunda vez que Andresa Alves tenta uma vaga de creche para o filho João, de 3 anos. O menino estudava em uma instituição particular em Valparaíso (GO), mas o custo ficou pesado e ele precisou sair. A necessidade de ter um local para deixar o pequeno é clara.

“Ajudar no desenvolvimento do meu filho e ter uma segurança para trabalhar, não precisando colocar um estranho na minha casa ou mandar ele para casa de estranhos”, explica Andresa.

Assim como João, mais de 600 mil crianças esperam por uma vaga em creche no Brasil. A educação infantil é uma das responsabilidades que os 5.569 prefeitos eleitos que assumem os postos no início do ano têm pela frente.

Durante a campanha, o tema estava em alta. Levantando feito pelo R7, mostra que 81% dos candidatos às Prefeituras das capitais têm alguma proposta relacionada às creches.

Segundo Karina Fasson, gerente de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, no entanto, o tema ainda não está ocupando o espaço que deveria, e mais, é preciso avançar no debate em relação apenas ao acesso para a qualidade dessa educação infantil.

“Esse tema ainda é pouco discutido e é uma discussão sobre zerar a fila da creche. Mas, por exemplo, a discussão não avança no sentido da qualidade. A gente defende aqui na Fundação que não basta você oferecer uma vaga. Tem que ser um acesso com qualidade, que promova o desenvolvimento e as condições para aprendizagem das crianças”, afirma.

 

 

Prioridades nas creches

Pesquisa feita pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal indicou que 45% de todas as crianças de 0 a 3 anos do país são prioritárias para o acesso às creches. Isso porque elas se encaixam em algum fator como vulnerabilidade, família monoparental, com cuidador economicamente ativo e crianças com deficiência.

Karina chama atenção também para as diferenças regionais. Enquanto em Salvador 61% das crianças são prioritárias para as creches, em Porto Velho são só 32%.

“Os municípios precisam levantar essa demanda e não só a demanda manifestada, mas também que o município entenda quais são as famílias, inclusive vulnerabilizadas, que desconhecem o direito e que não buscam esse direito”, destaca.

As dificuldades de acesso são ampliadas ainda mais quando se fala de classe social. Dentre as famílias mais pobres, 28% das crianças não estão nas creches por dificuldade de acesso. Já entre as mais ricas, esse número cai para 7%, segundo levantamento do Todos pela Educação.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou ainda a desigualdade no acesso no caso da pré-escola, fase obrigatória para crianças de quatro a cinco anos, entre as 20% mais ricas, 98% frequentam a escolinha, quando se trata das 20% mais pobres, o número cai para 89,7%. Ao todo, são 209 mil crianças do país nessa idade fora da escola.

Para se ter uma ideia do problema, hoje são mais de 21 mil processos correndo na Justiça de famílias requerendo o direito à educação infantil, segundo dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Em setembro, o STF (Supremo Tribunal Federal) fixou o entendimento de que a educação básica é um direito fundamental e que o Estado tem o dever de assegurar vagas em creches e pré-escolas às crianças de até 5 anos.

 

Educação infantil universal

A meta do PNE (Plano Nacional de Educação) era universalizar a educação infantil até 2016 entre as crianças de 4 e 5 anos e ampliar a oferta de creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o fim de 2024.

No entanto, segundo balanço da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, até o momento só 40% das crianças de até três anos estão na creche e 93% das que têm entre quatro e cinco anos na educação infantil. A validade do PNE terminaria em 2024, mas foi prorrogado até o fim de 2025.

novo PNE, enviado ao Congresso pelo presidente Lula, volta a colocar como a primeira meta a ampliação da oferta de matrículas em creche e universalização da pré-escola. O texto, que valerá por 10 anos, está em discussão na Comissão de Educação.

Para Ana Cláudia Medeiros, líder das iniciativas de educação infantil da Fundação Abrinq, para garantir o alcance da meta é preciso a expansão de vagas: ampliar parcerias com o setor privado e com organizações da sociedade civil para aumentar a capacidade de atendimento e o mapeamento setorial para identificar o número de crianças fora da creche.

“Para que as crianças tenham oportunidades de desenvolver todo o seu potencial durante a primeira infância, é necessário que o acesso às vagas caminhe lado a lado com a qualidade do ensino, conduzido por profissionais capacitados. Também é essencial oferecer atendimento em espaços físicos que sejam seguros, estimulantes e acolhedores, promovendo o desenvolvimento saudável e integral das crianças”, detalha.

Por isso, segundo ela, é preciso ainda investir em infraestrutura para que os espaços de atendimento às crianças sejam adequados, valorizar os profissionais da educação por meio de formação continuada, suporte pedagógico e trabalho em rede com equipes multidisciplinares e implementar políticas de inclusão.

Impacto da educação infantil

Assim como Andresa, do início dessa reportagem, muitas mães colocam seus filhos nas creches para poderem trabalhar. E o impacto para as mães é claro. Uma pesquisa desenvolvida no Ibre FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas) mostrou que a maior parcela das mães fora da força de trabalho tem seus filhos de 0 a 5 anos de idade fora da escola.

“Quando a gente olha para o campo da economia, a gente percebe que a creche pode ser muito mais benéfica para a sociedade, porque afeta todo o entorno da criança. A maternidade impõe um desafio muito alto para a mulher, ela acaba tendo que sair do mercado de trabalho e muitas não consegue voltar”, destaca Janaína Feijó, pesquisadora do Ibre FGV responsável pelo estudo.

Karina Fasson, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, ressalta ainda que as creches surgem a partir de uma luta das mulheres. “Então ela tem esse papel também de apoiar as famílias, sobretudo famílias mais vulneráveis, para que possa haver essa inserção ou reinserção da cuidadora principal”, lembra.

Janaína ainda chama atenção para dois pontos. Segundo ela, mais do que construir creches é preciso manter elas e isso tem um custo. Além disso, em prefeituras pequenas, onde há poucos recursos, ela ressalta que é preciso fazer um planejamento para priorizar as famílias que mais precisam.

“A gente vê que várias creches começaram a ser construídas e foram paradas. Os recursos foram alocados e foram perdidos, muitas vezes foi feito de maneira desordenada. Tem que entender quem está demandando. Às vezes a creche é construída longe de quem precisa acessar. A política pública eficiente tem que ser coordenada com a demanda da sociedade”, explica.

Creche é mais do que cuidado

Para além de ser um apoio para os pais que precisam trabalhar, as creches também trazem inúmeros benefícios para a primeira infância, que é a fase entre zero e seis anos.

Segundo relatório global do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), as crianças matriculadas na educação infantil têm duas vezes mais probabilidade de adquirirem habilidades básicas de alfabetização e matemática, em comparação às que não participaram dessa etapa. Além disso, elas são menos propensas à repetência ou ao abandono escolar.

“A creche também cumpre um papel, por exemplo, de alimentação saudável, tem um papel importante também de proteção, quando a gente pensa que as crianças nessa faixa etária, a maior parte da violência que sofre tem a ver com o ambiente doméstico”, completa Karina Fasson.

 


Esta matéria possui 856 visita(s)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Últimas Notícias

 

Mateus, da dupla sertaneja com Jorge, passa por cirurgia e s

 

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto após volta

 

Virginia Fonseca será ouvida na CPI das Bets no dia 13 de ma

 

Cardeal Robert Prevost é eleito novo papa da Igreja Católica

 

Outros papas foram eleitos na quarta votação; saiba quais

 

Fumaça branca na Capela Sistina anuncia novo papa

 

Preta Gil trata câncer desde 2023; relembre as internações d

 

‘A Longa Caminhada’ 👣: como será o filme baseado no

 

Santos vive expectativa pela volta de Neymar em meio a luta

 

Sul-Americana: Corinthians precisa vencer dois jogos fora de

 



Links Interessantes


Após Repercussão, Vereadores De Conchal Suspendem Aumento Do Salário; Tce Apontou Irregularidade

Conta De Água De Até R 3 Mil? Valor De Faturas Gera Reclamações Dos Moradores De Estiva Gerbi

Moradores De Estiva Gerbi Reclamam Dos Valores Das Tarifas De Água

Moradores De Estiva Gerbi Alegam Abuso Nas Tarifas Das Contas De Água 4 Min

Macron Parabeniza Trump E Diz Estar Disposto A Trabalhar Com Ele ‘com Respeito E Ambição’

Idade De Cachorro: Quanto Equivale À Idade Humana?

Homem Morre Carbonizado Após Bateria De Lítio Explodir Em Elevador; Vídeo

Banco Central Vai Lançar Moeda Comemorativa De 30 Anos Do Real; Veja Outras Edições

Baleia Vira Barco De Pesca Com Homens A Bordo Na Costa Dos Eua; Veja Vídeo

Jogador Que Disputou Copa Do Mundo Pelo México É Acusado Pela Mãe De Mandar Matar A Irmã

 



 

Últimas Notícias

 

Mateus, da dupla sertaneja com Jorge, passa por cirurgia e se afasta dos palcos

 

Jogadores do Flamengo sofrem tentativa de assalto após volta ao Rio, e goleiro R

 

Virginia Fonseca será ouvida na CPI das Bets no dia 13 de maio

 

Cardeal Robert Prevost é eleito novo papa da Igreja Católica

 

Outros papas foram eleitos na quarta votação; saiba quais

 

Fumaça branca na Capela Sistina anuncia novo papa

 

Preta Gil trata câncer desde 2023; relembre as internações da cantora

 

‘A Longa Caminhada’ 👣: como será o filme baseado no 1º livro escrito por

 

Santos vive expectativa pela volta de Neymar em meio a luta contra o rebaixament

 

Sul-Americana: Corinthians precisa vencer dois jogos fora de casa para sobrevive

 

 

 

Sem título

Dúvidas ?

entre em contato

 

- Fale Conosco




Dúvidas ?

Depto de Marketing

entre em contato

 

- Depto de Marketing

Interessantes

 

IPMET(Boletim do Tempo)

 

Empresa

 

Sobre

 

 



 


 

Sem título

 

Parceiros

 


Amigos Da Rede

Aquaponia Renaldo Ramos

Aqui É Só Rock

Espiritos

Estiva Gerbi

O Lobisomem Brasileiro

Portal Aguaí

Portal Amazonas

Portal Américo Brasiliense

Portal Araraquara

Portal Araras

Portal Belo Horizonte

Portal Brasília

Portal Brotas

Portal Campinas

Portal Conchal

Portal Engenheiro Coelho

Portal Estiva Gerbi

Portal Fortaleza

Portal Goiânia

Portal Holambra

Portal Itapira

Portal Jaú

Portal Leme

Portal Limeira

Portal Mogi Guaçu

Portal Mogi Mirim

Portal Mogi Mirim Network

Portal Monte Santo De Minas

Portal Osasco

Portal Pará

Portal Paraíba

Portal Paraná

Portal Pernambuco

Portal Pinhal

Portal Piracicaba

Portal Pirassununga

Portal Poços De Caldas

Portal Rio Claro

Portal Rio De Janeiro

Portal Rio Grande Do Norte

Portal Rio Grande Do Sul

Portal Salvador

Portal Santa Catarina

Portal São Carlos

Portal São João Da Boa Vista

Portal São Paulo

Portal Sorocaba

Rádio Amigos Da Rede

Rcorp Data Center

Umbandinha

 

 

 

 

 

Receitas

 


5 sopas nutritivas e saborosas para o almoço

4 sobremesas incríveis para o almoço de Dia dos Pais

5 receitas de quibe vegano para fazer em casa

5 sucos cítricos para ajudar a controlar a pressão alta

5 receitas práticas com polvilho para intolerantes ao glúten

5 receitas de restaurante para fazer em casa

Insegurança alimentar atinge 27,6% dos domicílios brasileiros e 64 milhões de pessoas

5 receitas com frutos do mar para o almoço de domingo

3 receitas de bacalhoada para a Páscoa

6 receitas saudáveis e nutritivas de smoothie

5 receitas deliciosas de cocada caseira

5 pratos típicos do verão para combinar com cerveja

10 motivos para incluir leguminosas na dieta

Volta às aulas e o dilema do lanche ideal para as crianças!

3 receitas práticas e deliciosas de bolo de fubá

 

 

 

Tecnologia

 


Instituto Agronômico desenvolve nova variedade de batata-doce rica em vitamina A

Mulher descarta por engano pen drive com mais de R$ 22 milhões em criptomoedas

72 caças Gripen novinhos a caminho: Brasil aposta em investimento bilionário com a Saab para turbinar a frota da Força Aérea brasileira

Telescópio Webb detecta CO₂ em exoplanetas pela primeira vez

Tesla, empresa de Elon Musk, alerta Casa Branca contra tarifas retaliatórias

Avião é obrigado a retornar após tripulação sentir fedor intenso

Conta de Jair Bolsonaro no X sofre novo ataque cibernético

CEO do TikTok agradece apoio de Trump em manter funcionamento do aplicativo nos EUA

Steve Bannon diz que Elon Musk ‘é um cara verdadeiramente maligno, um cara muito ruim’

Elon Musk enaltece mudança de Zuckerberg na Meta sobre verificação digital

Confira 20 recomendações para o setor de TI em 2025

Rússia bloqueia plataforma de mensagens Discord

Luiza Possi sofre ataque de hackers e perde conta no Instagram com 1,8 milhão de seguidores

X paga R$ 28,6 milhões em multas e pede liberação no Brasil

SpaceX lança missão para resgatar astronautas presos em estação espacial

 

 

 

 

 

Estiva Gerbi que deus conforte a família, descanse em paz lorena pires

 

  Novas Ideias

 

Desenvolvido por Rcorp Data Center © 2025

 

Seu IP.: 172.70.126.201